Agricultura Familiar – Como Agregar Valor?

Realização do evento Agricultura Familiar – Como Agregar Valor? Foi realizado pela IFDrs, CEFOL e Otimiza em parceria com o Grupo Voluntário Ação IFDrs Valinhos formado à partir de participantes de Associações ligadas à Agricultura de Valinhos e outras atividades, como Agroturismo, Pequenas industrias artesanais, entre outros. Contamos com o apoio de mais de 35 empresas que foram desde produtores da cadeia primária, certificadores e outras empresas e contamos também com apoio de Associações e da OAB de Valinhos. Presentes mais de 70 pessoas.

Sobre o que foi o evento?

Segundo a lei 11.326 de 24 de julho de 2006 o agricultor familiar e empreendedor rural é o produtor que exerce atividade no meio rural, possui área de até quatro módulos fiscais, mão de obra familiar, renda familiar relacionada ao próprio estabelecimento e gestão do estabelecimento ou empreendimento pela própria família.

Na cidade de Valinhos e as cidades do entorno como Itatiba, Louveira e Vinhedo conforme os dados do Censo Agropecuário Paulista a maior parte das propriedades rurais medem até 5 há, aquém dos quatro módulos fiscais estabelecidos na legislação, mas são pequenos agricultores familiares. Em Valinhos, a produção frutícola tem bastante destaque em produtividade e qualidade especialmente para as culturas de figo e goiaba. Já as outras cidades do entorno também têm, mas para culturas diferentes, Atibaia é o morango, Indaiatuba uva e acerola, Itatiba de caqui e Itupeva, Louveira, Vinhedo e Jundiaí pela produção da uva e Morungaba se destaca pela produção de compotas. Esses municípios estão integrados no Circuito das Frutas.

Diante da importância da produção de cadeia primária na cidade de Valinhos e Região esse evento teve como objetivo destacar formas de  ampliar os canais de comercialização dos produtos  e agregar valor para a agricultura familiar, seja por meio de certificação,  selos, produção de produtos artesanais, gastronômicos, realização do agroturismo e outros. O evento foi estruturado em formato de painéis temáticos, com palestras de profissionais e com participação de casos de sucesso práticos dos temas abordados visando incentivar e motivar empreendedores locais a buscarem maior interação com seus mercados.

Foi realizado com essas e outras questões na primeira edição desse evento que o IFDrs, Instituto Food Design de Responsabilidade Social organizou para você, profissional ou estudante da área de alimentos, em parceria com o Grupo Voluntário Ação IFDrs Valinhos formado à partir de participantes de Associações ligadas à Agricultura de Valinhos e outras atividades, como Agroturismo, Pequenas industrias artesanais, entre outros.

Qual o Público-alvo?

Produtores da Cadeia Primária de alimentos, Profissionais e estudiosos da área de alimentos, indústria de alimentos, Redes de Varejo, áreas afins e interessados no tema.

Quando foi o evento?

O evento acontecerá dia 27 de maio, das 9h00 às 17h00, em formato presencial.

Como realizar a inscrição?

Inscrição: Plataforma Sympla e no dia do evento será realizada a recepção com entrega dos crachás dos participantes.

Formato: Uma manhã e uma tarde, totalizando 4 painéis. Cada painel será seguido de um debate, conduzido por moderadores que estimularão os palestrantes a discutirem e refletirem sobre os temas.

Acesse o programa aqui.

Galeria de Fotos

Palestras

  • Palestra Institucional e de agradecimentos do IFDrs, Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento do IFDrs
  • Palestra – Tema: Sustentabilidade e Emergência climática – Importância da Agricultura Familiar ontem, hoje e sempre, Dra. Ellen Lopes, Presidente do IFDrs

Nota: Em breve, serão disponibilizadas as palestras autorizadas.

Português PT English EN Español ES