Você sabe o que é chocolate bean to bar? Comemoração Dia Mundial do Chocolate – 07-07-20

Comemoração Dia Mundial do Chocolate – 07-07-20O chocolate é um alimento muito apreciado no mundo, por ter características sensoriais muito atrativas: o aroma, o sabor a textura. Existem variedades de tipos de chocolates, com teores de cacau que vão desde o mais suave até o mais forte (acima de 70%).

O cacau é o responsável por atribuir a esse alimento características funcionais para quem o consome, quanto maior o teor maior as propriedades em prol da saúde.

E quais benefícios pode trazer?
Capacidade antioxidante, conferida por compostos bioativos presentes no cacau como catequinas, com comprovações em estudos in vivo em humanos.

Atividade cardioprotetora, os flavanóis e procianidinas estão presentes no cacau e estudos realizados por Schnorr et al. (2008) verificaram o consumo de bebida à base de cacau com alto teor desses compostos e o consequentemente a melhora da função vascular. Esses compostos também apresentaram atividade anti-inflamatória, por evidenciarem capacidade de modularem moléculas que ocasionavam processos inflamatórios.

E o que seria chocolate bean to bar?
Esse termo significa “do grão a barra” por ser produzido desde o grão do cacau até a barra, artesanalmente, diferente de chocolates que são produzidos industrialmente a partir da massa de cacau (grãos torrados e moídos).

E quais as características principais desse produto?
São elaborados com mais cacau, menos açúcar, cacau fino (selecionado geneticamente, bom processamento de fermentação e secagem), sem aromas e aditivos, adicionados para manter o produto o mais natural possível, com preocupação sustentável e valorização dos empreendedores envolvidos. As etapas de produção são: seleção dos grãos, torragem, triturar, pressionar, adição dos outros ingredientes, refinar, peneirar, temperatura e montagem.

Já existe até uma Associação Bean To Bar Brasil que surgiu da união de produtores artesanais de chocolate. Uma grande ideia para micro e pequenas empresas empreender no segmento de chocolates e para os consumidores a oportunidade de favorecer os pequenos produtores e degustar esses finos chocolates artesanais.

Fontes:
SCHNORR, O.; BROSSETTE, T.; MOMMAB, T. Y.; KLEINBONGARD, P.; KEEN, C. L.; SCHROETER, H.; SIES, H. Cocoa flavanols lower vascular arginase activity in human endothelial cells in vitro and in erythrocytes in vivo. 2008.

Site de e-commerce de chocolates, dentre as variedades tem o bean to bar: https://www.chocolata.com.br/o-que-e-chocolate-bean-to-bar/

Foto: Pixabay

Autor: Relacionamento IRSFD

Português PT English EN Español ES