Você sabe o que é o “Food Service”??

📌O termo “Food Service” ou “Serviço de Alimentação” refere-se a empresas que preparam alimentos fora de casa e abrange uma ampla gama de atividades e serviços relacionados à preparação, distribuição e consumo de refeições e alimentos prontos para o consumo. Faz parte do cotidiano de muitas pessoas, seja por não ter tempo de preparar a refeição ou por lazer aos finais de semana, e como exemplo pode-se citar:
🎯Restaurantes
🎯Lanchonetes
🎯Food trucks
🎯Bistrôs
🎯Bares…

Segundo pesquisas do IBGE, mais de um terço da população brasileira (34%) gasta frequentemente com a alimentação fora de casa. O cerne do Food Service não se limita apenas à preparação e distribuição de alimentos; trata-se também de uma experiência social e cultural. Os estabelecimentos de alimentação têm o poder de reunir pessoas, fortalecer laços familiares e promover interações sociais significativas. Outro aspecto crucial do Food Service é a adaptação às demandas e tendências em constante evolução.

🧐Quais as modalidades de Food Service para consumo?

=> Consumo in loco: se refere ao ato de consumir produtos ou serviços em um local físico específico, geralmente onde esses produtos ou serviços são oferecidos. No contexto do setor de Food Service, o consumo in loco se refere a comer ou beber em um restaurante, café, bar, lanchonete ou qualquer outro estabelecimento que ofereça refeições ou bebidas para consumo no local.

=> On the go: nessa modalidade, os clientes compram alimentos e bebidas para levar e consumir em outro local, seja no trabalho, em casa, no carro, no parque ou em qualquer lugar fora do estabelecimento. É comum em padarias, cafeterias, lojas de conveniência, algumas lanchonetes e também em food trucks que fornecem opções PRONTAS PARA VIAGEM E CONSUMO.

=> Delivery: os clientes fazem o pedido por telefone, aplicativo ou website e recebem a comida em casa ou no local de sua preferência. O serviço de entrega é feito por empresas especializadas ou pelos próprios estabelecimentos, dependendo da estrutura de cada negócio. Essa modalidade ganhou bastante destaque com o crescimento dos aplicativos de entrega, facilitando o acesso à comida de diferentes estabelecimentos sem que o cliente precise se deslocar.

💹Quais as tendências e perspectivas para o food Service?

=> Tecnologia e Inovação: a integração de tecnologia nos serviços de alimentos continua a ser uma tendência significativa. Isso inclui aplicativos de entrega, pedidos online, automação de processos em restaurantes e cozinhas, sistemas de pagamento sem contato e até mesmo a utilização de inteligência artificial para otimizar operações e personalizar experiências.

=> Experiência do Cliente e Personalização: a experiência do cliente continuará sendo um diferencial competitivo. Restaurantes que conseguem proporcionar experiências únicas, personalizadas e memoráveis têm mais chances de atrair e reter clientes.

=> Sustentabilidade e Saúde: a crescente conscientização sobre saúde, sustentabilidade e origem dos alimentos continuará a influenciar as escolhas dos consumidores. Restaurantes que oferecem opções saudáveis, ingredientes de origem sustentável e práticas transparentes de produção podem ter vantagem.

Assim a perspectiva do mercado de Food Service é uma combinação de oportunidades para inovação, adaptação às mudanças e atendimento às demandas dos consumidores, bem como desafios relacionados à competição, regulamentação e gestão de custos. A capacidade de se manter ágil, criativo e sensível às necessidades dos clientes será crucial para o sucesso contínuo nesse setor.

E então, já frequentou algum Food Service hoje? Fica o convite para uma experiência gastronômica para conhecer as novidades no segmento de alimentação fora do lar!

Autor: Christopher Leandro Santos, Estagiário IFDrs e Mayara Athayde, Gerente do IFDrs.

Referências Bibliográficas:

https://www.linx.com.br/blog/o-que-e-food-service/

www.sulinformacao.pt/2020/05/in-loco

https://www.mariamariasolucoes.com.br/blog/consumo-on-the-go-e-cada-vez-maior-no-pais.html

www.jornal.usp.br/atualidades/delivery-transformou-tendencia-em-necessidade-e-continua-em-crescimento/

https://abrasel.com.br/noticias/noticias/entenda-os-conceitos-de-foodservice-food-design-experience-e-foodtech/

https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/estabelecimentos-que-vendam-alimentos-ou-refeicoes-in-loco-deverao-oferecer-agua-potavel-gratis-propoe-projeto/

https://www.abia.org.br/noticias/galunion-analisa-perspectivas-do-mercado-de-food-service-em-2022

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES